quarta-feira, 10 de julho de 2013

Manifestações populares e o resultado político

Artigo transcrito do Blog Alerta  Total (www.alertatotal.net ) , 10-07-3013.

 Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Ronaldo Fontes

As movimentações populares espontâneas que ocorreram no último mês, possuem interesse na resolução imediata de problemas crônicos, determinados por governos onde imperou a cleptocracia durante décadas.

Contudo, apesar de podermos considerar um primeiro passo para a formação de uma consciência política, essas reivindicações com caráter imediatista, não são suficientes para incitar mudanças estruturais. É inquestionável que essa movimentação espontânea da população ordeira é fundamental como ponto de partida para demonstrar a insatisfação, de forma legítima.

Todavia, se faz necessária uma organização política que tenha objetivos claros, com  estratégias determinadas para alcançar as transformações desejadas, sem as quais o movimento se transformará em luta sindical, passando ao largo das reformas estruturais de estado a serem conquistadas.

Sem essa organização política, os movimentos ordeiros das ruas não conseguirão formular objetivos  a serem alcançados e para isto é obrigatório o conhecimento das verdadeiras causas que impedem o desenvolvimento do país. Ou seja, em primeiro lugar, deve-se conhecer o adversário, seu poder  e suas fraquezas.

Os movimentos de massa ordeiros, com o passar do tempo perdem sua eficiência uma vez que as reivindicações são isoladas, não organizadas e de caráter imediatista, portanto, difíceis de serem premiadas. O adversário percebe essas deficiências e investem em seu enfraquecimento, criando falsos líderes ou desviando o rumo das manifestações até seu aniquilamento.

É imperioso que se construa uma organização política com muitos quadros. Que essa consciência política seja gerenciada, com divisão de tarefas, em nível mais elevado e com domínio dos conhecimentos científicos, englobando todas as classes, fazendo com que os objetivos sejam de caráter coletivo, regionalmente, com a participação do povo exprimindo seus anseios.

Portanto, é o Partido Político, no atual estado de direito que deve possuir as características fundamentais para levar as forças patrióticas, ordeiras e legítimas ao poder.


Ronaldo Fontes, Médico, é Presidente do Instituto Foro do Brasil e fundador do Partido Ordem e Progresso.
 Jorge Serrão 


Nenhum comentário:

Postar um comentário