domingo, 21 de julho de 2013

JARINU: O MODO TARTARUGA DE ADMINISTRAR.



Rômulo Fontes

O MODO TARTARUGA de administrar, tem rendido ao prefeito Vicente  Teixeira bons frutos, pelo menos  no jeito “marcha lenta” de   conduzir a prefeitura. Seu modo de “empurrar com a barriga”  questões sérias,  está lhe rendendo a característica de LERDO. Ou seja, a população está começando a desacreditar em sua iniciativa e capacidade de tomar decisões  administrativas. Até o momento,  não pesam sobre sua pessoa e cargo  denuncias de improbidade.  Ainda bem, mas é grande o numero  daqueles  que já não  põem FÈ em sua autoridade e competência como administrador da coisa pública. Sua equipe de assessores, na grande maioria, é composta de  amadores. Gente  sem a menor condição de responder e fazer a maquina da administração publica municipal funcionar sem os percalços que enfrenta. Outra parte, é remanescente das   administrações anteriores,  o que sugere  compromissos de campanha de “deixar tudo como está pra ver como é que fica”. E, no final  pesam , no primeiro escalão, denuncias graves. Dois secretários do Prefeito Vicente Zacan estão sendo acusados  de uso indevido do patrimônio publico. São eles  os secretários   de administração do município,  senhor Richarley, (afastado  do cargo para responder a uma comissão de inquérito)  e o secretário de Saúde o médico Wagner Tegon o qual está sendo alvo de pedido de demissão  pelo vereador Miro da Saúde  . Sobre o secretário da saúde, nada está sendo apurado em relação  as denuncias  graves   que o envolvem em  irregularidade  de natureza patrimonial. Nada mesmo! O prefeito Vicente Zacan,  na sua lerdeza habitual,   faz de conta que não vê  a situação, ou, que  nada  tem a ver com  os fatos objeto das denuncias. Pura ilusão! A responsabilidade legal de por “ tudo em pratos limpos” é do chefe do poder Executivo. Se, não apura,  perante a lei,  é conivente e cumplice. Será que o prefeito sabe disso? Só falta não saber. Porem isso não o exime da responsabilidade que lhe cabe.

*****  MIRO  EXIGE DEMISSÃO DO MÉDICO TEGON

 Através do oficio nº 28/2013 o vereador Miro da Saúde exige pelo bem da saúde do povo de Jarinu a demissão urgente do secretário de Saude, médico Wagner Tegon. É o seguinte o teor do referido oficio: “Senhor Prefeito,  através do presente  documento  solicito formalmente a demissão do SECRETÁRIO DE SAUDE  Dr. Wagner Tegon haja vista(sic)  as irregularidades administrativas  e fiscais apontadas por esse Vereador em suas fiscalizações.
Uma vez que o interesse público  deve ser  preservado  e existe indícios de materialidade e certeza de autoria, torna-se insustentável a continuidade do Secretário, certo de que tais irregularidades são fatos públicos e maculam a imagem de administração pública municipal.
Conto com a colaboração do Senhor Prefeito municipal para tais providencias, uma vez que na esfera legislativa municipal todos os esforços estão sendo direcionados para uma correção exemplar dessa irregularidade.
Sem mais,
Mirailton Moreira Gomes – Vereador”

(*****) - SAÚDE DE JARINU DE MAU A PIOR

Não é de  causar espanto  que diante de uma  situação administrativa , tão irresponsavelmente conduzida ,  como Jarinu está vivendo,  o atendimento à SAUDE do munícipe não esteja de mau a pior. É o caos total. As unidades de atendimento  básico ( postos de saúde) em dias imprensados  entre feriados e fins de  semana não  funcionam. Aconteceu isso no dia do feriado da padroeira. Por causa de quê? Diga-se,   de  passagem,   não vimos o registro de ponto facultativo. Os pacientes que foram ao posto de saúde do Maracanã, por exemplo,  bateram com a cara na porta. Mas isso não é tudo.
O atendimento à saúde em Jarinu em todos os níveis,  está péssimo. Ou, abaixo de péssimo, se é que isso é  possível. Na emergência,  mau atendimento e negligencia   também são uma  verdade  preocupante. Morar em Jarinu,   hoje em dia, é risco de vida e de agravo à saúde.  Tudo isso por incompetência e lerdeza administrativa. Falta vontade e visão politica. Apenas isso.
O JBASTIDORES apurou  que no dia  19 de julho/2013, um morador do Maracanã que sofreu acidente de moto (BO/ Depol de Jarinu nº822/2013)  com lesão corporal teve  que ser atendido em Jundiaí  (SP). Faltou para este munícipe  jovem condições de atendimento de urgência aqui na cidade  onde mora. Os  médicos em Jundiaí ficaram indignados com a negligencia dispensada na emergência de Jarinu a este paciente. Sequer foi feito um curativo ou assepsia do ferimento . “Isso é uma vergonha”, prefeito!   Administrar uma cidade não é o mesmo que gerenciar uma loja de venda a varejo de combustíveis.

******** PERGUNTAR NÃO OFENDE

Aquele “       elefante branco” construído em frente a rodoviária, para ser um serviço de pronto atendimento, terá  alguma utilidade a curto  prazo? Só para  lembrar: sete meses depois  do prefeito Vicente Zacan ter assumido  a Prefeitura,  a unidade de saúde construída irregularmente, fora das normas técnicas, pela administração anterior,  continua sem nenhuma utilidade,  reafirmando  a lerdeza  e o  modo  tartaruga de governar Jarinu que foi implantado no município pelo Prefeito atual. Acorda Jarinu! A renovação se perdeu no caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário