quinta-feira, 18 de julho de 2013

Coluna Bastidores & Cia


Rômulo Fontes

(***) -VEREADOR MIRO, DENUNCIA CRISE NA SAÚDE DE JARINU
Em nota enviada à imprensa na tarde de ontem (17/07) o vereador Miro da Saúde alerta a população de Jarinu sobre a grave crise que vive a área de Saúde do município. A  integra da nota emitida pelo vereador é a seguinte:
“Por meio deste jornal venho comunicar a população jarinuense e a todos  que confiam em mim , a grave situação porque passa a saúde no município.
Há algumas semanas,  solicitei oficialmente do poder executivo, através de requerimentos aprovados,  por unanimidade em plenário,  INFORMAÇÕES  sobre o atendimento caótico  da saúde em Jarinu. Tais informações,  até o presente, não foram respondidas, em total desrespeito ao Poder Legislativo e aos preceitos legais.
No cumprimento das responsabilidades que nos são conferidas por lei convocamos o Secretário Wagner Tegon para ser ouvido na Câmara, dia 05-07-2013,  e esclarecer  supostas irregularidades, porem o mesmo não compareceu, alegando ter um prazo de 15 dias para atender  a convocação, prazo este que termina no recesso  parlamentar. Mas, vamos até o fim nesta investigação. Todos os envolvidos na área de saúde serão convocados. Sem exceção!
A situação administrativa  em Jarinu, atualmente, é muito delicada. Denuncias  graves  envolvem  dois secretários municipais em irregularidades de natureza patrimonial e não há como compactuar com tal situação.  Por isso, deixo aqui o meu compromisso de  não recuar, independente do que possa ocorrer. Sou um vereador honrado e compromissado com a honestidade e a Fé que tenho em Jesus Cristo. Não decepcionarei os votos que me foram confiados.
Tudo será  feito conforme  a lei.  Existem  prazos, diversas legislações e defesas possíveis. Tudo será respeitado no interesse  público. Ou seja, esta investigação  demanda tempo e gera inconformidade muitas vezes. Solicito a toda população que acompanhe de perto o desenrolar da presente crise de gestão administrativa de forma que todos os envolvidos sejam responsabilizados e punidos de forma exemplar.
Como vereador  estou lutando para o melhor desfecho dessa demanda e atendendo a função que a população  me confiou. E,  com o meu empenho e com a ajuda da população, posso afirmar que esta investigação não vai acabar em pizza.” 
(***)- CRISE DESNORTEIA PREFEITO
A crise politica estourada no seio do governo municipal, encabeçado pelo prefeito Vicente Zacan, a cada dia que passa cresce em intensidade e ameaça se espalhar por toda a administração municipal, revelando a incapacidade politica e administrativa do alcaide em contê-la e minimizá-la. Para situar os fatos numa ordem histórica são de bom alvitre lembrar que a tal crise teve o seu ponto de partida no final do mês de maio quando o secretario de administração do município,  senhor Richarley, chamado em rede social de o PC Farias de Jarinu,  teve um desentendimento com o secretário de Saúde do município,  o médico Wagner Tegon, com acusações mutuas de danos materiais ao tesouro municipal. Pelo visto, estava o “sujo falando do mau lavado” .  No bojo da crise, o prefeito Vicente nomeou uma comissão municipal para apurar todos o fatos ocorridos. A verdade é que até o presente momento não se tem noticia do apurado pela distinta comissão. O  secretário Richarley, foi suspenso do seu cargo até o desfecho final. A crise ainda está longe de terminar, pois na opinião de alguns políticos, que temem se identificar, preferindo o anonimato, “ o prefeito tinha que ter cortado a crise pelas raízes, era só usar sua autoridade e afastar do secretariado, à moda antiga,  os  dois secretários envolvidos”. Ambos deveriam ter sido afastados do cargo imediatamente. Ou então, aproveitar a situação e fazer uma ampla e drástica reforma do secretariado dando uma “ vassourada”, estilo Jânio Quadros nos “órfãos” herdados das administrações anteriores  que ocupam cargos de confiança e  podem ser demitidos “ad-nutum”.
(***)NOVO FÓRUM ESTÁ PARADO

Ainda não existe da parte da Prefeitura de Jarinu uma decisão sobre o terreno escolhido para localização do novo Fórum Judicial. Fato concreto:  o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo já reservou a verba financeira para a construção. Porém, falta o principal,  o terreno, o qual corresponde à parte do município.Este, demora em decidir a escolha do terreno no local adequado. O denominador comum entre os munícipes e jurisdicionados é que o atual Fórum está obsoleto e defasado, tornando-se necessário aproveitar a decisão do Tribunal de Justiça e iniciar a construção do novo prédio, o mais rápido possível. Senhor prefeito, o anseio dos munícipes e jurisdicionados é: novo prédio do fórum Já! As ações do  prefeito Vicente  são na verdade muito lentas. Bem  no estilo TARTARUGA. Por este  motivo tem recebido da população o adjetivo de LERDO! Prefeito lerdo (!), é assim que tem sido chamado. Lerdo ou não, o importante  deve ser lembrado: o Tribunal de Justiça espera que a Prefeitura indique um terreno para a construção do Fórum de Jarinu. Prefeito, se a prefeitura não dispõe de terreno próprio ela pode desapropriar. Sabia(!)? Por que então  não faz isso? Lerdeza ou incompetência administrativa? Com a palavra V. Excelencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário