domingo, 1 de setembro de 2013

JARINU CIDADE POMAR

UMA IDÉIA PARA A CIDADE
Rômulo Fontes – Jornalista Editor do JBASTIDOOORES
A arborização de cidades  com arvores  frutíferas está ganhando espaço  em muitas cidades brasileiras. A consciência ecológica, de que muito se fala,  tem   contribuído para que diversas espécies de árvores frutíferas sejam  utilizadas em jardins, praças e na arborização  urbana em muitas cidades e de pequeno e grande porte, Brasil a fora.  Curitiba capital do vizinho estado do Paraná é uma delas. Goiânia em Goiás também oferece este  exemplo.
A iniciativa ganha força onde quer que se inicie uma vez que as  arvores frutíferas  são importantes para a alimentação humana e, principalmente, para a alimentação das espécies animais que vivem nas cidades, sobretudo aves. Além do mais,  elas fornecem beleza, oxigênio,  equilíbrio ambiental, climático  e ecológico. Onde se implantam contribuem para melhorar e fomentar a qualidade de vida.
O JORNAL BASTIDORES – JB, nesta edição,  aproveita para sugerir à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Jarinu que  adote a ideia de transformar Jarinu numa cidade pomar.  Espera, contudo, “a turma do contra”,  não se apresse  em    alegar falta de condições,  pois estas são criadas e,  como as arvores frutíferas,  também dão frutos. Se for preciso, faça-se  um Plano Diretor  de Arborização Urbana da Cidade. Entenda-se como tal, um projeto aprovado pela Câmara de Vereadores, indicando incentivos e um conjunto de medidas  para promover  educação ambiental,  preservação, manejo e expansão das arvores na cidade de acordo  com demandas técnicas e de interesse da comunidade local.
Tudo pode começar com o plantio de: manga, abacate, goiaba, carambola, cereja, pitanga, jabuticaba e banana. Por que não?

Secretaria Marilize, deixe a sua marca. Faça de  Jarinu,  dentro do Circuito das  Frutas, a Cidade Pomar. As novas gerações e todos que  aqui ainda vão chegar agradecem e no futuro a senhora será lembrada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário