sábado, 11 de outubro de 2014

Kailash Satyarthi e Malala Yousafzai dividem prêmio Nobel da Paz

Edição do dia 10/10/2014

Noticia publicada  na Globo.com.G1

NOSSA HOMENAGEM AO DIA DAS CRIANÇAS
 Publicado na Glogo.com.g1

10/10/2014 21h21 - Atualizado em 10/10/2014 21h21
Kailash Satyarthi e Malala Yousafzai dividem prêmio Nobel da Paz
O ativista indiano Kailash Satyarthi e a paquistanesa, de 17 anos, Malala Yousafzai vão dividir o prêmio Nobel da Paz.
Uma criança lutando por todas as crianças. Malala Yousafzai batalha desde pequena pelo direito de as meninas de irem à escola no Paquistão.
A campanha provocou a ira do grupo talibã que, em 2012, baleou a adolescente na cabeça. A recuperação foi na Inglaterra, para onde se mudou com a família.
No ano passado, na tribuna das Nações Unidas, ela declarou: uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo.
Malala contou que estava na escola nesta sexta-feira (10) quando foi surpreendida com a notícia do Nobel. E disse que o prêmio não é o fim da luta, mas apenas o começo.
O outro premiado, Kailash Satyarthi, foi comparado ao líder indiano Mahatma Gandhi. Satyarthi, de 60 anos, passou mais da metade da vida combatendo o trabalho infantil. Ele dedicou o Nobel a todas as pessoas que se sacrificam pelos direitos das crianças.
A divisão do prêmio entre uma paquistanesa e um indiano é bastante simbólica. Índia e Paquistão já foram um país só, mas seguem brigando por território desde que se separaram, 67 anos atrás.
Qualquer conflito na região gera preocupação mundial. Nesta sexta-feira (10), o premiado indiano disse que está ansioso por dar as mãos à jovem paquistanesa. E Malala aproveitou para convidar os líderes dos dois países a se juntarem a eles na cerimônia de premiação, em dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário