domingo, 19 de junho de 2016

AOS JOVENS E AOS PAIS DOS JOVENS.




Gen Torres de Melo
Todos, jovens e velhos, estão ouvindo falar em crise. Alguns comentaristas afirmam que vai doer muito para sair da crise. Jovens ocupam escolas.
Professores fazem greves. Nas salas de aula não se fala em cidadania e sim na criação de um novo mundo. Jovens matam, jovens morrem. Desastre em boate no RS e nos USA. Vidas perdidas. Mães choram e pais gritam por segurança.
Segurança? Que segurança se os pais largam os filhos. Meninas com shorts quase mostrando as partes íntimas e as mães, também, com o marido ao lado que parece um alienado no mundo. Meninos que não respeitam as moças. É preciso saber que “Ante o templo nos descobrimos. Ante o altar nos ajoelhamos.  O templo é o homem o altar é a mulher”. Vitor Hugo. Uma frase desse quilate é coisa de “careta”. 
Vou dar um exemplo vivido por quem escreve este artigo. Comandava a Polícia Militar de SP. Madrugada e fazia-se um policiamento. De repente passa um carro esporte, parecendo um bólido, tal a velocidade que desenvolvia e não respeitando sinais. Fomos atrás desse louco. Depois de muita luta conseguimos prendê-lo. Dentro do carro um jovem e uma menina que poderia ter uns 15 ou 16 anos. O rapaz era daqueles que pensam que são dono do mundo. Desceu e foi gritando: sou corredor de fórmula 1. “E daí?” Respondi. Pode ser o que seja está preso e mandei que a menina fosse levada para meu carro. Era necessário aplicar uma lição. Resolvi entregar a criança aos pais. Fomos aos jardins (bairro) e chegamos a um prédio de 1ª classe. A entrada com colunas. Pedi ao porteiro que chamasse o pai ou a mãe para que eu entregasse a menina. Certo tempo depois aparece uma moça dizendo-se irmã. Os país não estavam. O pai tinha ido dar aula numa cidade do interior(?) e a mãe foi para a casa de amiga jogar baralho. Entreguei a irmã e disse: da próxima vez poderá chegar ela morta. Diga aos seus país que eles não precisarão chorar. Eles são os responsáveis pela morte da filha. Que não culpem a falta de polícia. Dei o meu telefone e pedi que me telefonasse. Até hoje espero. Não sei o final, mas imagino que a mãe tenha voltado a ser mãe e que tenha deixado de jogar cartas.
Estão preocupados com os dias atuais? Um pouco.  Eu estou preocupado é com o futuro. Uma juventude sem noção de responsabilidade poderá governar bem o BRASIL?
Jovens. Pai de jovens. Não esqueçam: ” A honra é como a pedra preciosa: com um pequeno defeito, tem o preço enormemente reduzido”. Jacques Bossuet
Pais: Ensinem aos filhos entrarem na vida pela porta da frente da vida.
Jovens: Pela porta dos fundos entram os canalhas, os sem caráter, os pulhas, os biltres, os medíocres, os ladrões e os sem HONRA.
GRUPO GUARARAPES . Coordenador: Gen Torres de Melo
SE GOSTOU REPASSE. AJUDE O BRASIL
LEIA, POR AMOR DE DEUS AS PALAVRAS DO SANTO PADRE



FAMÍLIA, LUGAR DE PERDÃO...
Não existe família perfeita. Não temos pais perfeitos, não somos perfeitos, não nos casamos com uma pessoa perfeita nem temos filhos perfeitos. Temos queixas uns dos outros. Decepcionamos uns aos outros. Por isso, não há casamento saudável nem família saudável sem o exercício do perdão. O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual. Sem perdão a família se torna uma arena de conflitos e um reduto de mágoas.
Sem perdão a família adoece. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração. Quem não perdoa não tem paz na alma nem comunhão com Deus. A mágoa é um veneno que intoxica e mata. Guardar mágoa no coração é um gesto autodestrutivo. É autofagia. Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente. É por isso que a família precisa ser lugar de vida e não de morte; território de cura e não de adoecimento; palco de perdão e não de culpa. O perdão traz alegria onde a mágoa produziu tristeza; cura, onde a mágoa causou doença.

                       Papa Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário