quarta-feira, 26 de junho de 2013

É PRECISO REVOGAR O AUMENTO DA PASSAGEM DE ONIBUS EM JARINU


O transporte público em Jarinu É CARO. Está sendo feito pela  FÊNIX, uma empresa poderosa no ramo de transportes, atuando  mais  de um  século  no Estado de São Paulo. Faz transporte urbano e rodoviário. No transporte urbano atende cidades do litoral sul do estado, incluindo Ilha Bela, capital e interior. No  rodoviário,  atendem as principais regiões do Estado, como o Circuito das Águas e o Circuito das Frutas, e as regiões de Campinas, Bragança Paulista, Atibaia, Botucatu, São Manuel, Porangaba e a capital.
A FÊNIX tem sólida posição econômica, frota  com tempo de uso relativamente pequeno, oficinas de manutenção, borracharia, funilaria, postos de abastecimento e lavagem localizados ao longo dos destinos operados.  Segundo diz, tem a missão de “oferecer aos passageiro transporte coletivo de alto padrão de qualidade, segurança e confiabilidade”, o que lhe conferem chances de vencer concorrências.    Com estas “cartas na mesa”,  em dezembro de 2012, ganhou a licitação para fazer o transporte de passageiros em Jarinu.  No apagar das luzes de 2012 a FÊNIX ENFRENTOU E VENCEU uma empresa tradicional da Região A VIAÇÃO ATIBAIA. 
Detalhe, o preço da passagem oferecido na concorrência seria  RS 2,19 (dois reais e dezenove centavos). PORÉM, este beneficio caiu por terra. No dia 21 de dezembro de 2012, a então prefeita Fatima Lorencini, pelo o decreto Municipal nº 2.647/12, alterou a tarifa. O preço da passagem nos ônibus da FENIX foi aumentado. Passou a ser RS 2,50, dois reais e cinquenta centavos.
 Um acréscimo de 0,21 vinte e um centavos. O edital já deixava clara a previsão de REAJUSTE da passagem.  A troco de QUE ? Pura benesse. Não houve estudo.  Nada que justificasse. Apenas a intenção de beneficiar a empresa debutante.


O prefeito Vicente Teixeira poderia ter revogado o decreto fazendo o preço da passagem VOLTAR A SER RS 2,19.  Não o fez. Por quê?  Pura OMISSÃO. Faltou sensibilidade, experiência, e competência politica para administrar a coisa pública. E, onde entra o povo nesta historia? O povo nem ficou sabendo como  a manobra do aumento aconteceu . Agora, para  reverter isso o povo terá que se mobilizar. No País inteiro existem exemplos: o governador de São Paulo e os prefeitos das maiores metrópoles do país anunciaram a redução nos preços das passagens de transportes públicos, anteriormente reajustados.  Isso pode ser feito também em Jarinu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário